PIB baiano tem alta de 1,5% no quarto trimestre de 2022

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia 2022, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostra que a atividade econômica do estado registrou crescimento de 1,5% no quarto trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2022, quando são eliminadas as influências sazonais ­– ajuste sazonal – houve retração de 0,7%. No ano de 2022 a economia baiana registrou crescimento de 2,6%.

Em valor corrente, no 4º trimestre de 2022, o PIB baiano totalizou R$ 94,1 bilhões, sendo que aproximadamente R$ 83,5 bilhões são referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 10,6 bilhões, aos impostos. No que se refere aos grandes setores, a Agropecuária apresentou Valor Adicionado de R$ 3,3 bilhões, a Indústria R$ 22,6 bilhões e os Serviços R$ 57,6 bilhões.

No ano de 2022, o PIB da Bahia totalizou R$ 401 bilhões, sendo R$ 356,8 bilhões referentes ao Valor Adicionado (VA) e R$ 44,2 bilhões aos impostos. O valor adicionado dos grandes setores ficou distribuído da seguinte forma: Agropecuária (R$ 45,1 bilhões), Indústria (R$ 86,5 bilhões) e Serviços (R$ 225,2 bilhões).

Comparação

Quando comparado a igual período do ano anterior, o PIB da Bahia apresentou expansão de 1,5% no quarto trimestre de 2022, onde o Valor Adicionado teve crescimento de 1,7% e os Impostos expansão de 0,2%. O desempenho positivo do quarto trimestre foi decorrente da expansão observada em dois setores: Agropecuária, com taxa positiva de 1,8%, e Serviços com crescimento de 3,0% – neste caso, o desempenho do setor de serviços foi determinante para o crescimento da atividade econômica baiana no período de referência.