Nota Premiada já contemplou moradores de 150 cidades da Bahia

Salvador lidera o ranking dos municípios com mais ganhadores, seguida de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari e Itabuna.
A sorte já se espalhou pela Bahia e alcançou moradores de 150 cidades do estado, revelam os números da Nota Premiada Bahia. Ao todo, foram premiadas 3.591 pessoas desde fevereiro de 2018. Destas, 2.214 moram na capital, 1.376 no interior e uma fora da Bahia. Em primeiro lugar no pódio das cidades do interior com mais ganhadores na Nota Premiada está Feira de Santana, com 185 contemplados. Em segundo, Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador, aparece com 118 ganhadores. Camaçari surge na terceira posição, com 104 vencedores, e Itabuna, no Sul do estado, registra 102 ganhadores.

A cada mês são sorteados 90 prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil, e além disso já aconteceram quatro sorteios especiais de R$ 1 milhão desde o início da Nota Premiada Bahia, em 2018. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), responsável pela campanha, atualmente são 707 mil participantes inscritos.

Salvador, que desde o começo tomou a dianteira em número de participantes inscritos, o que amplifica as chances de premiação, lidera com folga o ranking de sorteados, mas os sortudos do interior avançam. A participação do interior no total de premiados passou de 28% no início da campanha para 38,3% agora, enquanto a capital tinha 72% dos premiados no primeiro ano e viu sua participação reduzida para 61,6%.

“Há uma tendência de interiorização dos prêmios, o que reflete uma maior participação das pessoas em todo o estado e é muito bem-vindo porque mostra a sorte contemplando baianos de todas as regiões ”, comenta o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Participar é fácil

O superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-Ba, Félix Mascarenhas, enfatiza que é muito fácil participar da Nota Premiada Bahia. “Basta se cadastrar uma única vez e, a partir desta etapa, colocar o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos de todo o estado”.

Félix lembra um dado curioso: até hoje houve apenas um sorteado de fora do estado: em 2020, foi contemplado com R$ 10 mil um morador de Brasília que, para participar, cumpriu as duas únicas condições previstas: estava inscrito no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e ao fazer compras em estabelecimento comercial registrado na Bahia solicitou a inserção, na nota fiscal, do CPF cadastrado na Nota Premiada.

Solidariedade

O coordenador da campanha, André Aguiar, lembra que um atrativo extra da Nota Premiada é a conexão entre sorte e solidariedade, já que mesmo sem ser sorteado é possível apoiar o trabalho social desenvolvido por instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade: o participante, no ato do cadastro, escolhe até duas entidades, uma da área social e outra da área de saúde, com as quais irá compartilhar as suas notas eletrônicas. Estas notas então se transformam em recursos transferidos às instituições pelo governo baiano.

A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses em dinheiro entre as entidades ativas no Sua Nota é um Show de Solidariedade, que hoje somam 539. No último mês de março as filantrópicas tiveram uma boa notícia. A partir do quadrimestre que vai de maio a agosto de 2023, o valor de cada repasse irá aumentar de R$ 3 milhões para R$ 5 milhões.