Notícias

Você está aqui:

Iniciadas aulas da 2ª turma do Programa de Controle Interno do Estado

A Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), e a Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), realizaram no auditório da UCS/-Sefaz-Ba a aula inaugural da segunda turma do Programa de Certificação em Controle Interno do Estado. O objetivo é capacitar os servidores que atuam nas unidades de controle interno dos diversos órgãos e entidades da administração pública estadual para o exercício de suas funções. A capacitação tem chancela acadêmica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e acontecerá no formato presencial, totalizando 204 horas de aula no período de 12 de abril a 1º de setembro deste ano.

A aula inaugural, realizada na última terça-feira (11), foi aberta pelo auditor Geral do Estado, Luis Augusto Rocha, pela reitora da Uneb, Adriana Marmori, e pela diretora da UCS/Sefaz-Ba, Nilma Oliveira. O evento contou com palestra de Bruno Lima, auditor fiscal da Superintendência de Administração Financeira da Sefaz-Ba (SAF) e cientista de Dados pela Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre a utilização de dados na realização das atividades de controle.

O Programa tem como objetivo o aumento da eficiência e da eficácia das atividades de controle interno nos órgãos e entidades do Estado da Bahia, mediante o aprimoramento técnico do quadro de servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno (CCI) e demais estruturas equivalentes. A segunda turma a ser certificada vai capacitar 40 servidores. Ao todo, o controle interno no Estado da Bahia conta com cerca de 200 servidores distribuídos nas 62 unidades de controle interno existentes.

O auditor Geral do Estado, Luis Augusto Rocha, destacou que a certificação é um diferencial acadêmico e técnico que agrega valor à atuação dos servidores das Unidades de Controle Interno. “As atribuições das unidades de controle interno são inúmeras e se renovam a cada dia diante do surgimento de novas filosofias de trabalho e de novas tecnologias, como é o caso recente da inteligência artificial, que nos coloca diante de um inovador panorama de trabalho e de inúmeros desafios”, afirmou, dando como aberta a capacitação da segunda turma do Programa de Controle Interno.

Em sua fala, a reitora da Uneb, Adriana Marmori, deu as boas-vindas aos presentes lembrando o quanto a capacitação em controle interno é fundamental para o conjunto da administração pública. “Este processo formativo é fundamental para as instituições públicas pois, afinal de contas, falar de controle interno e externo de órgãos públicos é honrar aquilo que nós fazemos enquanto servidores e instituições públicas, que atuam diretamente para atender o povo”, disse, colocando a Universidade à disposição da Secretaria da Fazenda para iniciativas similares geradoras de conhecimento. “Para nós, enquanto universidade, é uma honra participar deste processo, pois temos a certeza de que esta certificação é extremamente séria, com profissionais que levam à cabo as discussões e a ciência produzida dentro e fora do Brasil”, disse.

Após saudar a todos, a diretora da UCS/Sefaz-Ba, Nilma Oliveira, destacou a importância do lançamento da segunda turma da capacitação em CI com o selo da Uneb, lembrando que esse acordo de cooperação técnica com a universidade agrega ainda mais valor aos treinamentos da UCS. “O programa de certificação atenderá a todo o universo de servidores das CCI´s, e é estruturado em turmas que serão disponibilizadas periodicamente, com vistas a aumentar a eficiência e a eficácia das atividades de controle interno nos órgãos do Estado”, explicou.

O Programa está dividido em dois módulos, com conteúdo que inclui tópicos como Governança Pública, Sistema Estadual de Controle, Planejamento, Execução e Comunicação de Resultado, Gestão Fiscal (Orçamento Público), Licitação e Contratos, Convênios e Parcerias, Material e Patrimônio, Gestão da Folha de Pagamentos, entre outros.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo