Treze cursos abordando temas de diversas áreas formam a grade de cursos na modalidade educação a distância (EAD) da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS-Sefaz) para os meses de outubro e novembro. São 30 vagas para cada curso. Ao todo, a UCS oferece 390 vagas para os fazendários, que podem fazer as inscrições a partir desta quarta (3).

Para se inscrever, o servidor deve preencher o formulário de inscrição disponível no link: http://limesurvey.sefaz.ba.gov.br/index.php?sid=38781&lang=pt-BR até o dia 10 de outubro. Os cursos podem ser acessados por meio da caixa que aparece na margem direita superior do site: http://moodle.sefaz.ba.gov.br , utilizando o mesmo login e senha de acesso à rede da Sefaz. Em caso de dúvida, o fazendário pode entrar em contato com a Coordenação de Ensino a Distância (UCS/Ceadi) pelo telefone 71 3116-4563.

Os temas dos cursos são os seguintes: SEI - Sistema Eletrônico de Informações, Excel Intermediário/Avançado, Macroeconomia, Microeconomia, Português - Textos Oficiais e Jurídicos, Ética no Serviço Público, Comunicação Segura no Trabalho e nas Redes Sociais, Introdução ao Estágio, Trabalho em Equipe, Desenvolvimento do Potencial de Liderança, Excelência no Atendimento ao Cidadão, Introdução a Teoria da Administração e Introdução a Gerência de Projetos.

SEI - Sistema Eletrônico de Informações
Campo de desenvolvimento: tecnologia da informação
Objetivo: capacitar os servidores na utilização do SEI - Sistema Eletrônico de Informações nos diversos processos da administração pública.
Carga horária:20h
Período: 15/10 a 09/11
Nº de vagas: 30.

Excel Intermediário/ Avançado
Campo de desenvolvimento: tecnologia da informação
Objetivo: aperfeiçoar os servidores acerca do uso dos recursos intermediários do MS Excel 2010, dotando-os das competências necessárias para a construção de planilhas mais consistentes. Recursos essenciais do excel; banco de dados no excel; funções lógicas; funções estatísticas e matemáticas; funções de procura; recursos referentes a dados e funções de data e hora; análise de dados e teste de hipóteses.

Macroeconomia
Campo de desenvolvimento: administração, economia e finanças públicas
Objetivo: compreender os diversos conceitos e dinâmicas que fazem parte do estudo da macroeconomia.
Período:
15/10 a 23/11

Microeconomia
Campo de desenvolvimento: administração, economia e finanças públicas
Objetivo: compreender os diversos conceitos e dinâmicas que fazem parte do estudo da microeconomia.

Português - Textos Oficiais e Jurídicos
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: apresentar as qualidades essenciais que devem ser levadas em consideração na produção de documentos oficiais como a correta forma de tratamento, as regras de abreviatura e o uso de siglas.

Ética no Serviço Público
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudesObjetivo: homogeneizar os conhecimentos dos participantes sobre os fundamentos da ética e sobre os desafios do serviço público.

Comunicação Segura no Trabalho e nas Redes Sociais
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: orientar os aspectos legais, técnicos e comportamentais do uso seguro das ferramentas de correio eletrônico, navegação de página em seu ofício e utilizar de forma correta e segura informações no trabalho e rede sociais.

Introdução ao Estágio
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: capacitar os estagiários recém-contratados para melhor desempenho das suas atividades e inserção no mercado de trabalho.

Trabalho em equipe
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: apresentar ferramentas que propiciem o trabalho em equipe, alinhar os objetivos individuais aos da organização, os diferentes aspectos do trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoal e intrapessoal.> Carga horária: 20h

Desenvolvimento do Potencial de Liderança
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: propiciar oportunidades e instrumentos que possibilitem a apreensão, a compreensão, a avaliação e o desenvolvimento do seu potencial de liderança.
Carga horária: 24h
Período: 15/10 a 16/11

Excelência no Atendimento ao Cidadão
Campo de desenvolvimento: conhecimentos gerais, habilidades e atitudes
Objetivo: fornecer subsídios para a formação do perfil de um servidor público ético, perspicaz, autoconfiante, habilidade no trato com o público.

Introdução a Teoria da Administração
Campo de desenvolvimento:administração, economia e finanças
Objetivo: reconhecer as abordagens da administração e suas perspectivas a partir do estudo de conceitos e fundamentos básicos das diferentes correntes administrativas.

Introdução a Gerência de Projetos
Campo de desenvolvimento: administração, economia e finanças
Objetivo: apresentar os conceitos básicos de gerência de projetos; definir terminologias usadas nas atividades de gerência de projetos; equalizar conceitos e definições na empresa.
Carga horária: 12h
Período: 15/10 a 30/10