Bem-vindo ao Balcão Virtual da Sefaz
Neste canal você terá um atendimento remoto e imediato por meio de videoconferência, para tanto é precisohabilitar seu microfone e câmera do celular ou computador. É simples, fácil e rápido!
Este não é um serviço de chat, portanto não será possível falar com o atendimento por meio de mensagens.
Atendimento Balcão Virtual
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
(exceto feriados).
Atendimento ITD
De Segunda à sexta-feira, das 08h às 17h30
(exceto feriados).
Atendimento Plantão Fiscal
De Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h
(exceto feriados).
Como acessar o Balcão Virtual
Siga atentamente o passo a passo
1º Passo
Se estiver usando celular ou tablet, é preciso baixar gratuitamente o Microsoft Teams. Utilize os botões abaixo;
2º Passo
Se estiver utilizando um computador, basta escolher a opção "Continuar neste navegador". Navegadores compatíveis: Microsoft Edge e Chrome;
3º Passo
Clique no link do atendimento ou canal desejado;
4º Passo
Aguarde na sala de espera o servidor autorizar sua entrada na sala de atendimento virtual;
5º Passo
Ao iniciar o atendimento, mantenha a câmera ligada. Para os processos em segredo de Justiça, será exigida a exibição de documento original com foto;
6º Passo
Ao término, saia da sala virtual e avalie nosso atendimento.
Dúvidas sobre o Balcão Virtual?
Dê uma olhada em nossa seção de Dúvidas Frequentes - FAQs
Atendimento do Balcão Virtual
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 (exceto feriados).
Emissão de DAE
Para obter ajuda sobre Emissão de DAE de IPVA, ICMS, ITD e FEASPOL.
Débitos de IPVA
Informação sobre Exercícios Notificados, Registro Serasa, Protesto e Carta de Anuência.
Parcelamento de Tributos
Para obter orientação sobre Parcelamento de ICMS, IPVA e ITD.
Destinatários/Transportadores
Cadastro destinatários / transportadores para emitir NFA.
Orientações Emissão NFA-e
Para Pessoa Física, Produtor Rural, MEI e Não Contribuinte de ICMS emitir Nota Fiscal Avulsa.
Orientações Outros Serviços
Para obter orientações sobre outros serviços da Sefaz.
Consulta Consef
Informações referentes aos PAFs em fase de julgamento.
Cadastro Contribuinte ICMS
Informação sobre Situação Cadastral como Inaptidão e Reativação de contribuinte do ICMS.
Canal Exclusivo ITD
De segunda à sexta-feira, das 08h às 17h30 (exceto feriados).
ITD
Para tratar sobre o andamento dos processos do ITD.
Canal Exclusivo Plantão Fiscal
De Segunda à sexta-feira, das 08h às 12h (exceto feriados).
Plantão Fiscal
Orientações relacionadas à legislação tributária estadual.
Dúvidas Frequentes - FAQs
Questionamentos mais frequentes sobre o Balcão Virtual
- Balcão Virtual
- ITD
- Plantão Fiscal
A equipe de atendentes do Balcão Virtual está pronta para prestar informações de interesse dos contribuintes e orientá-los a navegar no site da Sefaz em busca de solucionar suas dúvidas. Neste momento somente os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estão disponíveis para pronto atendimento.
Não, mas é importante ficar claro que apenas os serviços de Emissão de DAE e Orientação para Emissão de Nota Fiscal Avulsa estarão disponíveis para pronto atendimento. Caso o contribuinte busque outros serviços a equipe do Balcão Virtual poderá dar orientações e encaminhamentos.
Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações. Para proporcionar a você a melhor experiência de atendimento, solicitamos decoro, discrição e adequação dos trajes utilizados durante a videoconferência.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Entendemos, contudo, que o serviço proporcionado pelo Balcão Virtual vai além da chamada para dirimir dúvidas. Nosso propósito é encurtar distâncias e fortalecer o sentimento de pertencimento do cidadão para com a Sefaz BA. Com a câmera ligada estaremos tornando o atendimento mais humanizado e pessoal.
O Balcão Virtual da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual e opcionalmente deixar um comentário. Para a Sefaz a sua avaliação é fundamental, pois poderemos sempre aprimorar nossos serviços.
A equipe de atendentes do Balcão de ITD prestará informações sobre andamento dos processos de ITD.
Sim. Questões relativas a Parecer Técnico, Avaliações, Legislação e dúvidas de preenchimento de Peticionamento Eletrônico devem ser direcionadas aos nossos e-mail: _ITDDistribuicao@sefaz.ba.gov.br. O serviço do Balcão de ITD não realiza cálculos de impostos e emissão de DAE.
Não. O atendimento do Balcão Virtual funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.
O Balcão de ITD da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) atendente entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos atendentes. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Balcão de ITD e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Balcão Virtual de ITD e opcionalmente deixar um comentário.
A equipe de consultores do Plantão Fiscal prestará informações acerca da Legislação Tributária Estadual (ICMS, IPVA, ITD e TAXAS).
Sim. Questões operacionais (DMA, NFA, Cadastro, NF-e, CT-e, MDF-e, NFC-e, EFD, emissão de DAE IPVA, ITD e TAXAS) devem ser direcionadas aos nossos canais de atendimento, balcão virtual, callcenter e faleconosco. O serviço do Plantão não realiza cálculos de impostos, cujo serviço é de esclarecimento da legislação.
Não. O atendimento do Plantão Fiscal funciona por ordem de acesso e sem agendamento prévio. Procuramos manter, no ambiente on-line, o mesmo profissionalismo e excelência na prestação das informações.
Sim. Aberta a tela de reunião, é preciso preencher o nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento.
Não é condição obrigatória que sua câmera esteja ligada para a realização do atendimento. Da mesma forma, os plantonistas poderão ou não ligar suas câmeras. No entanto, o atendimento ocorrerá necessariamente por áudio e não pelo uso do chat.
O Plantão Fiscal da Sefaz BA é um serviço personalizado que conta apenas com salas de atendimento individual. Para manter o sigilo dos contribuintes e preservar a intimidade das partes envolvidas, não são disponibilizadas salas de atendimento coletivo. O diálogo poderá ser gravado, caso o (a) plantonista entenda que seja necessário.
Ao ingressar na sala de espera, faltará pouco para você ser atendido. Cada vez que um atendimento é concluído, o próximo usuário na fila é admitido e encaminhado a um de nossos plantonistas. Fique atento, pois a qualquer momento pode chegar a sua vez. Quando chegar sua vez, o sistema emitirá um alerta sonoro e você terá 90 segundos para acessar a videoconferência, caso contrário o atendimento será finalizado e você terá que entrar novamente no Plantão Fiscal e irá automaticamente para o final da fila.
A sequência dos atendimentos segue a ordem de fila, ou seja, o primeiro a entrar será o primeiro a ser atendido.
Ao término, será possível avaliar os serviços do Plantão Fiscal Virtual e opcionalmente deixar um comentário.