Logo PPP

Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

O edital de licitação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi publicado no dia 03 de maio de 2017. O objeto do contrato é a delegação, por meio de parceria público-privada na modalidade de concessão patrocinada, da implantação e operação do VLT. A sessão pública do leilão ocorrerá no dia 30 de junho, às 15 horas, na Bovespa, em São Paulo.

 

O VLT, que vai substituir o atual Trem do Subúrbio, terá 18,5 quilômetros de extensão e 21 estações. O valor estimado é em torno de R$ 1,5 bilhão. A previsão é de início das obras em até 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo para conclusão de 24 meses Estão previstas intervenções nos seguintes trechos:

 

• Trecho 1: Parte da Estação Ferroviária da Calçada, principal estação do atual trem do Subúrbio em direção ao Bairro do Comércio, com 3,5 quilômetros

• Trecho 2: Estende da Estação da Calçada até a Baixa do Fiscal, com 1,1 quilômetros;

• Trecho 3: Parte da parada da Baixa Fiscal até o ponto final em São Luís de Paripe, com 13,9 quilômetros.

 

O VLT atenderá vários bairros ao longo de seu percurso, tais como: Comércio, Plataforma, Paripe, Periperi, Tubarão, Retiro, etc.

Através da implantação dos diversos modais, que atendem à especificidade de cada região da cidade, Metrô-VLT-BRT-ÔNIBUS, o sistema da capital se tornará de média-alta capacidade, integrando a tecnologia VLT aos atuais sistemas de ônibus municipais, ônibus metropolitano e Metrô.

Além da implantação de sistemas de transporte de alta e média capacidade sobre trilhos, o planejamento de mobilidade do Governo do Estado da Bahia para Salvador inclui a implantação de Corredores de Transporte com faixa exclusiva para BRT, criando as primeiras articulações transversais na Cidade.

Atualmente, a malha ferroviária que liga Paripe à Calçada é de 13,6 quilômetros – serão acrescentados 4,9 km, ligando São Tomé de Paripe ao Terminal da França, no Comércio.

Edital de Licitação

Edital de Chamamento Público